Bem vindos a Phoenix Educacional!


A Phoenix se empenha em trazer atualização e aprimorar seus conhecimentos, através de cursos e atualizações profissionais.



----------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 7 de junho de 2011

Projeto Bichos de Jardim

PROJETO BICHOS DE JARDIM


JARDIM II                                                            



JUSTIFICATIVA

Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.

Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto Bichos de Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando as crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.



O produto final do Projeto será a realização de um seminário apresentado para as outras turmas da escola e exposição dos trabalhos realizados no decorrer do projeto.



OBJETIVO GERAL

* Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que o compõem envolvendo a prática de observação, comparação de um jardim e do terrário construído pelo grupo, cuidados com o mesmo, e descoberta de curiosidades.



INTERVENÇÃO I

Objetivo

* Conhecer o Projeto de Natureza e Sociedade – BICHOS DE JARDIM e levantar os conhecimentos prévios acerca do tema.

* Visitar uma biblioteca para pesquisar sobre o tema que vamos estudar.

* Visitar um jardim pra observação e levantamento de dados para o estudo.


1ª Atividade

• Roda de conversa para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele.

• Questionar as crianças sobre:

=> Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?

=> Você tem um jardim em casa?

=> Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?

=> Quais cuidados devem ter com o jardim?

=> Quem cuida do jardim?


• Construir um quadro a partir das informações das crianças.

• Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no quadro as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas, registrar as hipóteses problematizando-as.


O QUE SABEMOS? O QUE GOSTARIAMOS DE SABER? O QUE APRENDEMOS

• Após a confecção deste mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam, o conhecimento construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.




2ª Atividade

• Apresentação do projeto.

• Explicar sobre a escolha do tema.

• Falar qual será o produto final do projeto.

• Ouvir a opinião das crianças a respeito do tema.

• Fazer um bilhete informativo aos pais sobre o projeto e pedindo colaboração com revistas, textos e gravuras sobre o tema.



3ª Atividade

• Falar um pouco sobre os bichos de jardim e sobre o jardim, motivando-os a se interessarem sobre o tema da seguinte maneira:

-> Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?

-> Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais referentes ao tema para começarmos a montar uma biblioteca de classe.

-> Incentivá-los a freqüentar a biblioteca pra conhecerem os livros e as revistas que tratam do tema. (Visitar a biblioteca do Município e/ou levar diversos portadores textuais com essas informações).

• PARA CASA: Enviar pesquisa para montar a biblioteca.



4ª Atividade

• Convidar o grupo para uma visita ao jardim.

• Estabelecer previamente com o grupo o que vamos observar e os cuidados que devemos ter.

• Socialização em roda de conversa sobre o que foi observado e descoberto. (registrar no quadro da 1ª atividade)

• Pedir que em uma folha de papel as crianças desenhem alguns bichos que podemos encontrar no jardim e tudo o que foi observado no passeio.

• Montar um mural com os desenhos das crianças.



5ª Atividade

• Refletir sobre as questões levantadas com o passeio.

• Oferecer diversos portadores de textos com o tema (jornais, livros, revistas, enciclopédia e outros) para buscar respostas para os questionamentos que já surgiram e pesquisar curiosidades e informações novas.

• Retomar ao quadro inicial para acrescentar novos questionamentos, responder outros e atualizar os registros.


INTERVENÇÃO II

Objetivo

=> Despertar interesse pela observação investigação.

=> Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim.

=> Construir um terrário.



6ª Atividade

• Em roda apresentar a idéia de construir um terrário.

• Fazer leitura de um texto informativo sobre “Terrário”.

• Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.

• Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.



7ª Atividade

• Construção do terrário juntamente com as crianças.



8ª Atividade

• Visita ao jardim para coletar animais que farão parte do terrário.

• Ao chegar na escola introduzir os animais no terrário.

• Confeccionar quadro de registro das observações sobre o terrário.



DATA OBSERVAÇÃO


OBS. Essa atividade deverá ser realizada freqüentemente até o final do projeto.



INTERVENÇÃO III

Objetivo

-> Conhecer a vida das formigas e como funciona um formigueiro.



9ª Atividade

• Em roda fazer a leitura do texto informativo sobre as formigas e a rotina no formigueiro. (Revista Ciência Hoje das Crianças. Janeiro / Fevereiro 2005, 2ª ed., pág. 4, 5, 6)

• Socializar com as crianças o que acharam do texto.



10ª Atividade

• Assistir um vídeo do filme “LUCAS E O FORMIGUEIRO” ou “VIDA DE INSETOS”.

• Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.





INTERVENÇÃO IV

Objetivo

=> Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas características.



11ª Atividade

• Leitura em roda do texto informativo sobre as lagartas. (Revista ciências Hoje das Crianças, outubro 2006, 2ª ed., pág. 7)

• Socializar o texto com o grupo.

• Registrar o que já aprenderam de novo no quadro da atividade 1.



12ª Atividade

• Leitura e discussão do texto informativo “Borboletas”, setembro de 2004, pág. 14.

• Fazer pesquisa na Internet sobre a metamorfose da borboleta ou mariposa. (Utilizar os quebra cabeças que tem na escola que trás a seqüência em desenhos).



13ª Atividade

• Leitura e discussão do texto informativo “Joaninha” (Revista Nosso Amiguinho, novembro de 2003. pág. 14)

• Conversa sobre o texto.



14ª Atividade

• Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra, taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).

• Fazer um levantamento com as crianças para verificar os que elas querem conhecer.

• Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.



15ª Atividade

• Socializar o material encontrado e organizar a ordem para estudá-los.

• Compartilhar curiosidades sobre um dos bichos escolhidos. ( Reservar a 16ª, 17ª, 18ª atividades para estudo dos outros bichos)



19ª Atividade

• Em roda montar um mural informativo com gravuras e curiosidades sobre o jardim e os bichos existentes nele.



INTERVENÇÃO V

Objetivo

=> Conhecer e respeitar os profissionais dessa área de trabalho.



20ª Atividade

• Propor ao grupo que convidemos um profissional em jardinagem para visitar a nossa escola.

• Elaborar perguntas para serem feitas a um profissional de paisagismo ou jardinagem sobre a criação de um jardim e a todo o universo que envolve o tema.

• Possíveis perguntas para a entrevista:

* O que usamos para montar um jardim?

* O que você faz para o jardim ficar bonito?

* Você gosta do que faz?

* Há quanto tempo você trabalha com jardinagem?

* Os animais que vivem no jardim prejudicam as plantas?

* Você joga veneno no jardim?

* Por que devemos molhar o jardim?

Lembrem-se que as perguntas devem ser elaboradas com as crianças, a partir de suas curiosidades e interesses.

• Elaborar o convite para o convidado (jardineiro ou paisagista).


21ª Atividade

• Visita do profissional em jardinagem ou paisagismo a escola.

• Entrevista feita pelas crianças.

• Roda de conversa para retomar e discutir as respostas dadas pelo profissional entrevistado.




INTERVENÇÃO VI

Objetivo

=> Organizar as informações para o seminário, ensaiar e preparar o material produzido durante o projeto para expor.



22ª Atividade

• Organização do seminário.

• Dividir o tema “BICHOS DE JARDIM” em sub-temas para a distribuição dos grupos.


a) Grupo 1 – Jardim (passeio, o que foi observado e o que descobrimos).

b) Grupo 2 – Curiosidades sobre os bichos estudados

c) Grupo 3 – Terrário (construção, observação e experiência).

d) Grupo 4 – Relato da visita do jardineiro (o que aprendemos com ele).



• Ensaiar as crianças para a apresentação. (Reservar a 23ª, 24ª, 25ª atividades para o ensaio).

• Escolher as crianças para fazer o convite nas outras turmas para o seminário. (O convite deverá ser feito um dia antes).



26ª Atividade

• Arrumar o pátio com o material que foi preparado durante o projeto e disponibilizar para observação.

• Expor o terrário.

• Apresentação do seminário.





INTERVENÇÃO VII

Objetivo

* Avaliar o que estudamos e o que aprendemos.

* Devolver os bichos ao seu ambiente natural.


27ª Atividade

• Visita ao jardim para devolver os bichos que colocamos no terrário.


28ª Atividade

• Avaliação do projeto.

• Socialização das fotos no decorrer dos trabalhos.





Projeto elaborado pelas professoras Valzeni Pereira Barreto, Vera Lúcia C. Moraes,
Sandra Nunes K. Silveira, Marizete G. da Cruz sob a orientação das coordenadoras
 pedagógicas da Rede Municipal de Educação Infantil de Teixeira de Freitas –
BA, Talita Bosi e Rose Ramilys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário