Bem vindos a Phoenix Educacional!


A Phoenix se empenha em trazer atualização e aprimorar seus conhecimentos, através de cursos e atualizações profissionais.



----------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Educação Especial: um ato de amor






Os olhos falam, as palavras olham.

Os olhares pensam

Ouvir os pensamentos.

Ver o que dizemos

Tocando o corpo na idéia

Os olhos se fecham, as palavras se abrem.

(Octavio Paz)



No poema de Octavio Paz temos uma minúscula idéia do universo da vida de nossas crianças da educação especial. São crianças na concepção carinhosa, pois alguns já estariam na terceira idade fisiológica, mas nesse nosso universo,encontram-se na mais tenra idade.

A Educação Especial visa o aprendizado de uma forma muito ampla e significativa, pois tratamos muito mais que letras, números, conjunções e situações problema em matemática. Visamos as atividades da vida diária com um enfoque diferenciado. Trabalhar em uma escola especial é uma outra forma de ver a vida, pois os alunos encontram-se em um estágio do qual seu progresso será tão pequeno aos olhos dos educadores da rede regular, mas grandiosos para aqueles seres tão especiais e seus familiares. Ver um aluno aprender a se alimentar sozinho é uma forma ímpar de avaliar que nossos problemas com contas, cheques, vizinhos e chefes não passam de meros pedregulhos em nosso caminho.

Ensinar é maravilhoso. Ensinar um aluno a caminhar,segurar um talher ou a letra de seu nome, não tem valor que pague.

Da mesma forma que nos dedicamos a eles, eles também se dedicam a essa aprendizagem, com toda alegria e amizade que alguém possa transmitir.

A Educação Especial marca o lugar da diferença, do respeito às diversas formas de deficiências, compreendidas como uma característica das necessidades específicas e de cada um.

Afinal, ensinar por amor é a melhor maneira de inclusão.



Por
Marcia Raf

psicopedagoga,

especialista em Ed. Especial,

mestranda em Educação



Nenhum comentário:

Postar um comentário